Normas

NORMAS

1-  NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O envio do resumo deverá ser feito exclusivamente pelo coordenador do projeto,  após inscrição do estudante e do coordenador .  O resumo será único em relação a cada projeto cadastrado na instituição de origem e deverá constar os nomes de todos os participantes.

Ao submeter o resumo, o coordenador escolherá a área temática, conforme RENEX (Rede Nacional de Extensão), e um dos seguintes tipos de apresentação: ORAL, BANNER OU MESA DE DISCUSSÃO.

ATENÇÃO:

-Resumos enviados fora do padrão ou fora do prazo não serão aceitos.

-Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção, pois, não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados.

-A conferência e correção do conteúdo do resumo são de total responsabilidade dos autores do trabalho.

-A data limite para o envio dos resumos é 10 de setembro de 2018 até às 23h59min.

 

2-TIPOS DE APRESENTAÇÃO:

OBS: Sugerimos que projetos novos, aprovados no último edital de Extensão, e que ainda não possuam resultados preliminares apresentem suas propostas no formato de “MESA DE DISCUSSÃO”. Segue caracterização de cada tipo de apresentação conforme critério estabelecido:

  • “ORAL” – Somente para projetos com resultados consolidados.

Nesta modalidade os trabalhos serão apresentados, oralmente, com auxílio de kit multimídia (data show e computador) nos diferentes anfiteatros do Centro de Convenções da UENF. A apresentação terá duração máxima de 10 minutos, e a plateia/avaliadores terão cinco minutos para perguntas e comentários. O coordenador do projeto deverá estar presente durante a apresentação oral, juntamente com os outros integrantes.

ATENÇÃO: As apresentações orais serão limitadas em 12 (doze) por área temática da extensão. Nesse sentido, caberá à comissão organizadora a validação das apresentações dos trabalhos nessa modalidade e, se necessário, sua alocação na modalidade de banner.

  • “BANNERPara projetos com resultados consolidados ou resultados preliminares.

Nesta modalidade, os banners serão expostos em espaço reservado e em dia e horário específicos a serem divulgados no site. A apresentação terá duração máxima de 10 minutos. O apresentador do banner juntamente com os outros componentes do projeto e o coordenador deverão estar presentes durante o horário de exposição agendado para avaliação.

  • “MESA DE DISCUSSÃO” – Para projetos novos e sem resultados até o momento.

Nesta modalidade, os projetos serão apresentados, oralmente, em mesas de discussão separadas por “áreas da extensão” e cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos. O apresentador do projeto, juntamente com os outros componentes e o coordenador deverão estar presentes durante o horário de exposição.

 

3- PREPARAÇÃO DO MATERIAL A SER ENCAMINHADO

 Os autores deverão preparar o banner,  a apresentação oral e a apresentação em mesa de discussão com base no resumo submetido ao evento

3.1. Como preparar o Resumo? ( Modelo de resumo)

formatação da página deverá ser A4 com todas as margens 2,0 cm. A formatação do texto encontra-se no Modelo de Resumo.

 

3.2. Como preparar a Apresentação Oral? - ( Modelo de Apresentação Oral )

 

3.3. Como preparar a Apresentação em  Banner? - ( Modelo de Banner).

Dimensão máxima do banner: Largura: 60 cm e altura: 90 cm.

Clareza e apresentação: O texto do banner deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro. Deverão ser utilizados os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo possível de figuras, fotos, tabelas e gráficos.

No banner deverá constar necessariamente:

- Nome do evento (MOSTRA DE EXTENSÃO 2018: IX IFF-UENF-UFF E II UFRRJ);

- Instituição (IFFluminense; UENF; UFF ou UFRRJ);

-Área Temática: www.ufmg.br/proex/renex/

- Título idêntico ao do resumo submetido;

- Nomes dos autores e instituições de origem (sublinhar o autor apresentador do trabalho);

- Introdução;

- Metodologia;

- Resultados;

- Considerações Finais;

- Referências Bibliográficas.

 * ATENÇÃO:

- Banners sem esses tópicos ou sem essa organização serão considerados fora do padrão e excluídos do evento.

- O banner deverá ser trazido impresso (em lona ou papel) no dia estabelecido, e instalado no local indicado (sessão e numeração divulgadas no site) e com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário indicado para sua apresentação.

 

3.4. Como preparar a Apresentação para Mesa de discussão?

 

Os projetos serão apresentados, oralmente, em mesas de discussão, separadas por “áreas da extensão” e cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos. Nesta oportunidade, cada apresentador, ao expor a proposta do projeto promoverá, com o auxílio de um moderador, uma discussão transversal com os outros projetos da mesma área e de áreas afins com o intuito de incorporar novas estratégias metodológicas.

 

4-  NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO:

 Atendendo exigências dos Editais e Regulamentações dos Programas de Bolsas de Extensão das instituições, os bolsistas UENF (Extensão e Universidade Aberta), IFF, UFF e UFRRJ deverão ter ciência das seguintes normativas:

- Todos os bolsistas, Extensão e Universidade Aberta, e coordenadores deverão realizar as inscrições prévias na Mostra de Extensão: X IFF-UENF-UFF e II UFRRJ , através do site: www.xmostraextensao.iff.edu.br , no período de 10 de agosto a 10 de setembro de 2018;

- A NÃO participação dos bolsistas, sem justificativa, prévia, fundamentada e devidamente comprovada, em evento oficial organizado pelas Pró-Reitorias das Instituições (MOSTRA DE EXTENSÃO) com o intuito de avaliação e apresentação dos projetos, implicará no cancelamento da bolsa;

- A presença do coordenador do projeto, junto aos seus bolsistas, durante as apresentações (Oral, Banner e Mesa de Discussão) é obrigatória  e sua ausência deverá ser igualmente justificada. A falta de justificativa acarretará cancelamento do projeto e pendências que impedirão a participação no Edital subsequente;

Para o bolsista UENF (Extensão e Universidade Aberta) só será emitido certificado com a participação mínima em 75% das atividades do evento, ou seja, em três das seguintes atividades discriminadas: Apresentação de trabalho (Obrigatório); Palestra de abertura; Mesa Redonda 1; Mesa Redonda 2 ; Mesa Redonda 3.

Para o bolsista IFF, UFF e UFRRJ só será emitido certificado com a participação mínima em DUAS das seguintes atividades discriminadas: Apresentação de trabalho (Obrigatório); Palestra de abertura; Mesa Redonda 1; Mesa Redonda 2 ; Mesa Redonda 3.